quarta-feira, novembro 14, 2007

As aves ribeirinhas do Esteiro de Corroios

Aves ribeirinhas do Sapal de Corroios

No ambiente estuarino do Sapal de Corroios podemos encontrar mais de duas dezenas de espécies de aves aquáticas, onde se incluem flamingos, garças-reais, garças-brancas, corvos-marinhos, alfaiates, pernilongos, pernas-vermelhas, maçaricos, pilritos, tarambolas, rolas-do-mar, galinhas-de-água, patos-reais, mergulhões, gaivotas, guinchos, andorinhas-do-mar e borrelhos.

Muitas destas aves são migradoras, maioritariamente invernantes, embora algumas estivais.

Durante os meses de inverno procuram abrigo e alimento no Sapal de Corroios largos milhares de aves, constituindo o mesmo, um verdadeiro santuário ornitológico. Entre as aves que nidificam localmente citam-se o pato-real, a galinha-de-água, o pernilongo e o rouxinol-dos- caniços.

O Moinho de Maré de Corroios

O Moinho de Maré de Corroios

O Moinho de Maré de Corroios, ex-líbris da freguesia, foi mandado construir em 1403 por D. Nuno Álvares Pereira, tendo sido doado pelo condestável, logo em 1404, ao convento do Carmo.

Propriedade dos Carmelitas até 1834, ano da extinção das ordens religiosas, comprado em meados do século XIX por Domingos Afonso e hoje propriedade municipal, conta com mais de seiscentos anos de história.

Apresentação do Blog

Este Blog está a ser construído pelo professor Manuel Lima, efectivo na Escola Secundária João de Barros e tem por objectivo contribuir para o conhecimento, valorização e divulgação do Património Histórico e Natural da Freguesia de Corroios.
.
.
Os textos e a maior parte das imagens que aqui podem ser consultadas são da autoria do referido docente, que há mais de trinta anos vem efectuando um trabalho de pesquisa e de investigação na área geográfica do concelho do Seixal.